Tema: Iniciação científica
Na sociedade moderna, evidenciam-se os avanços científicos sobre o nosso modo de viver. São experimentos e conquistas que estenderam as fronteiras desse desenvolvimento. A sociedade, então, questiona-se a respeito de adversidades e benefícios acumulados e originados pela ciência: qual o limite na busca incessante pelo conhecimento? Os fins justificam os meios? Existe fronteira ética na ciência? Apesar de tantas incertezas, a curiosidade e o encantamento promovem esse debate acerca da busca pelo conhecimento.
Considerando essa reflexão, o PAPIC tem a honra de convidar a comunidade acadêmica para a 1ª Mostra de filmes do “Dia Da Iniciação Científica da Faculdade Fortium” que inicia o debate sobre o papel da ciência na contemporaneidade com base na exposição das seguintes obras:
• Frankenstein de Mary Shelley (Mary Shelley’s Frankenstein), de Kenneth Branagh.
Versão mais fiel de obra homônima da jovem escritora inglesa, enseja, no século XIX, o debate sobre o limite ético da ciência. Embora se reconheça que essa obra seja um produto de seu tempo, pois representa o encantamento humano perante descobertas como a eletricidade. Sua discussão é atualizada diante dos avanços científicos e sua proposição filosófica.
• Contato: filme baseado na obra homônima de Carl Sagan, promove um debate acerca da construção do conhecimento científico, semelhanças e diferenças quanto ao senso comum e o papel de modelos nas ciências.
• Arquivo X: longa-metragem oriundo de uma série televisiva. Esse filme expõe o debate mais duradouro que envolve a ciência, seu confronto com os dogmas religiosos, a fé.
Pré-abertura ao Dia da Iniciação Científica
1a. Mostra de Filmes: Iniciação Científica e a reflexão no meio acadêmico.
Dias 07, 08, e 09 de março de 2012
Local: Faculdade Fortium – SGAS Quadra 616. Módulo 114. Asa Sul.
Horário: 17 horas, Auditório 03
Dia 07/03 => Filme: Contato, Título original: (Contact), Duração: 150 minuntos
Proposição científica: O uso da ficção científica como recurso didático em aulas.
Dia 08/03 => Filme: Frankenstein de Mary Shelley, Duração: 123 minutos
Proposição científica: Ciência – O Poder da Pesquisa Científica e o paradoxo Ético.
Dia 09/03 => Filme: Arquivo X, Duração: 1h:44 minutos
Proposição científica: Ciência – O Espírito Investigativo , Arquivo X .
Nenhum comentário:
Postar um comentário