Sobre a proposta do Blog Projeto PAPIC

O que é o PAPIC?
É um projeto de iniciativa docente visando apoiar a continuidade e/ou resgate dos projetos desenvolvidos no âmbito acadêmico para o PIC – Programa de Iniciação Científica.

Como surgiu o PAPIC ?
A partir da identificação de talentos discentes para o PIC – Programa de Iniciação Científica nos cursos de Administração (nas disciplinas de Publicidade e Propaganda, Administração de Recursos Humanos e Marketing) e curso de Sistemas de Informação (nas disciplinas de Empreendedorismo, TGA – Teoria Geral de Administração) ministradas durante o ano de 2011 em IES.

Objetivo:

Identificar e promover o amadurecimento de projetos com potencial para a iniciação científica nos Cursos de Graduação em Instituição de Ensino Superior.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Sobre o PIC/FORTIUM 2012/2013

PIC/FORTIUM 

O Programa de Iniciação Científica da Faculdade PIC/FORTIUM é um programa institucional que visa estimular a pesquisa. Na verdade o Programa é um instrumento de financiamento da pesquisa na forma de iniciação científica, complementar às outras formas de fomento, tanto internas quanto externas. É dirigido aos alunos de graduação. Assim, procuramos elucidar os principais questionamentos acerca do Programa, a saber:

O que é iniciação científica?
A iniciação científica é uma atividade de investigação, realizada por alunos de graduação, no âmbito de um projeto de pesquisa orientado por professor qualificado (na área de conhecimento), visando uma primeira experiência no universo da pesquisa, bem como o desenvolvimento da mentalidade científica e da criatividade e o despertar de vocações.

Por que participar de um projeto de iniciação científica?
A atividade de iniciação científica promove o contato direto com a atividade de pesquisa, permitindo o aprendizado e aplicação de técnicas e métodos científicos. Permite, ainda, desenvolver o pensamento de forma criativa e a resolver problemas que nem sempre possuem solução padronizada. Pela necessidade de relatar a pesquisa realizada, você tem a oportunidade de aprender a escrever um relatório ou artigo científico e a expor o seu trabalho em público. Por isso, a Iniciação Científica é um diferencial no seu currículo acadêmico. Numa contribuição direta ao curso de graduação, em alguns casos a iniciação científica pode ser considerada para fins de integralização da carga horária de atividades complementares.

Quais os benefícios de participar de um projeto de iniciação científica?


A  experiência adquirida na iniciação científica é excelente, pois prepara para o ingresso nesses programas e o projeto de iniciação científica pode servir de ponto de partida para um projeto mais complexo na pós-graduação. Além disso, no processo de seleção para os programas de Mestrado e Doutorado é geralmente dada prioridade aos candidatos que comprovem o desenvolvimento de atividades de iniciação científica. Ainda é útil na vida de qualquer profissional, na medida em que estimula o hábito da atualização permanentemente na busca constante de novos conhecimentos. O trabalho realizado na iniciação científica também pode gerar um artigo científico do qual você será co-autor.

Tenho vantagens em participar do PIC/FORTIUM?
Os alunos participantes do PIC/FORTIUM recebem bolsa na forma de desconto no valor de 30% da mensalidade do curso. Como incentivo e valorização das atividades de iniciação científica, a FACULDADE FORTIUM oferece aos alunos a oportunidade de apresentação dos seus trabalhos na Mostra de Iniciação Científica, realizada anualmente na Jornada de Iniciação Científica elaborada pela Coordenação do PIC.  Apresentando o seu trabalho, você recebe um certificado de participação e faz jus à comprovação de que foi aluno de iniciação científica da FACULDADE FORTIUM.

Posso participar do PIC/FORTIUM?
Você pode ser contemplado com uma bolsa de iniciação científica do PIC/FORTIUM se estiver regularmente matriculado na FACULDADE FORTIUM e em dia com as mensalidades escolares, cursando entre o terceiro e antepenúltimo período do curso ou equivalente.  No período aberto para inscrições (15 de Maio a 15 de Junho do ano letivo) o aluno deverá enviar um pré-projeto para a Coordenação do PIC/FORTIUM, já com o aceite do orientador (professor-orientador).

Como participar do PIC/FORTIUM?
Primeiro encontre um orientador. O orientador deve redigir um projeto de pesquisa juntamente com os alunos interessados e enviá-lo com os documentos necessários para O Comitê da Coordenação do PIC/FORTIUM, através da Faculdade correspondente ao curso de graduação, na data da chamada do PIC/FORTIUM. Em geral a data de chamada é de 01 a 30 de Abril de cada ano e os projetos têm prazo de vigência de agosto a julho do ano seguinte. Os documentos necessários e os modelos de projetos de pesquisa estão indicados no regulamento do PIC/FORTIUM, o qual pode ser solicitado no endereço eletrônico:
pic@fortium.com.br

Como encontrar um orientador?
Em geral, a melhor forma de conseguir um orientador é procurando entre os professores de seu conhecimento na área de seu interesse. Persista. Alguns professores podem ainda não ter pensado em participar de um projeto de iniciação científica, mas podem ser persuadidos a isso.

Existem mais informações pertinentes?
Procure o seu Coordenador de Curso. Os Coordenadores poderão ter um Edital específico a uma linha de pesquisa para um projeto de Iniciação Científica. No respectivo Edital constarão as orientações para participação.


Em nosso site é publicada a relação de projetos em andamento, além de outras informações. Outras dúvidas podem ser sanadas no comitê do PIC/FORTIUM.



Coordenadora do PIC/FORTIUM: Profa. Kadidja de Oliveira 
Mais informações clique aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário