PROJETO DE ATIVIDADE ACADÊMICA CIENTÍFICA CULTURAL
MEMORIAL DO CERRADO - PESQUISA, ENSINO E REPRESENTAÇÃO
SAÍDA DE PESQUISA DE CAMPO COM ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA
DA FORTIUM DA UNIDADE 616 SUL E GAMA NESSE SÁBADO
O memorial do cerrado e os espaços
cenográficos do cerrado (vila cenográfica colonial, espaço rural colonial,
aldeia indígena, quilombo) constituem um significativo complexo científico
cultural do Estado de Goiás e torna-se um novo espaço educativo de incentivo à
pesquisa. O complexo integra a Estação Ciência São José do Instituto do trópico
Subúmido – ITS da Universidade Católica de Goiás e está localizado no campo II.
O memorial é um museu que retrata da origem do Planeta Terra à chegada dos Portugueses
ao Brasil. Esse complexo divulga uma série de conhecimentos sobre o cerrado e,
assim, permitindo que os alunos entendam mais do assunto e passem a planejar
suas ações e seu modo de vida levando em consideração a necessidade de
preservar o bioma bem como buscar alternativas de desenvolvimento sustentável e
educação ambiental nas comunidades que vivem no cerrado e nas escolas de ensino
fundamental, médio e superior.
Compreender o Bioma do Cerrado é de
extrema importância para os acadêmicos de Pedagogia, pois significando uma
atividade prática, estimulando o pedagogo para ser um professor pesquisador,
criando condições para seus alunos serem agentes ativos e participativos no
processo da aprendizagem.
Objetivos do trabalho de pesquisa de campo:
- Geral; Proporcionar aos alunos o conhecimento geográfico e
histórico por meio de representações sócio-econômico-ambientais e culturais do
Cerrado, motivando-os para a pesquisa e educação no ensino fundamental, médio e
superior.
- Específicos; Analisar o processo de formação do bioma cerrado, sua
biodiversidade, a ocupação e organização sócio-econômica das sociedades
primitivas e contemporâneas. Compreender o papel do pedagogo e sua prática
educacional na disciplina de Fundamentos teóricos e práticos de geografia e
história no primeiro e segundo ciclos do ensino fundamental e Pesquisa e
Prática Pedagógica. Preparar os acadêmicos a elaborar um projeto de atividades
fora da sala de aula para crianças do ensino fundamental aliando teoria e
prática. Aliar o contexto de situações de aprendizagem sócio cultural e lúdica
a propostas dos eixos temáticos e blocos de conteúdos da disciplina de Língua
Portuguesa e outros componentes curriculares dos anos inicias do ensino
fundamental. Compreender a organização do espaço geográfico do cerrado e suas
transformações causadas pelas atividades técnicas humanas no processo de
ocupação. Verificar e compreender um cerrado sustentável e integrar o ideal da
ecopedagogia e a formação de um sujeito ecológico enquanto agente consciente da
importância da preservação do Bioma Cerrado.
FOTOS
DO PROJETO 2010/2011
Texto e imagens cedidas pelo Professor Dr. Benjamin de Lacerda Júnior:
Pesquisa e Prática de Formação
pedagógica com ênfase em educação ambiental, educação inclusiva (
diversidade sócio cultural, educação indígena, assentamento rurais).
Elaboração e coordenação
de projetos de pesquisa e extensão (Educação, cultura e meio ambiente).
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