Sobre a proposta do Blog Projeto PAPIC

O que é o PAPIC?
É um projeto de iniciativa docente visando apoiar a continuidade e/ou resgate dos projetos desenvolvidos no âmbito acadêmico para o PIC – Programa de Iniciação Científica.

Como surgiu o PAPIC ?
A partir da identificação de talentos discentes para o PIC – Programa de Iniciação Científica nos cursos de Administração (nas disciplinas de Publicidade e Propaganda, Administração de Recursos Humanos e Marketing) e curso de Sistemas de Informação (nas disciplinas de Empreendedorismo, TGA – Teoria Geral de Administração) ministradas durante o ano de 2011 em IES.

Objetivo:

Identificar e promover o amadurecimento de projetos com potencial para a iniciação científica nos Cursos de Graduação em Instituição de Ensino Superior.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

PROJETO DE ATIVIDADE ACADÊMICA CIENTÍFICA CULTURAL


PROJETO DE ATIVIDADE ACADÊMICA CIENTÍFICA CULTURAL
MEMORIAL DO CERRADO - PESQUISA, ENSINO E REPRESENTAÇÃO
SAÍDA DE PESQUISA DE CAMPO COM ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FORTIUM DA UNIDADE 616 SUL E GAMA NESSE SÁBADO
            
O memorial do cerrado e os espaços cenográficos do cerrado (vila cenográfica colonial, espaço rural colonial, aldeia indígena, quilombo) constituem um significativo complexo científico cultural do Estado de Goiás e torna-se um novo espaço educativo de incentivo à pesquisa. O complexo integra a Estação Ciência São José do Instituto do trópico Subúmido – ITS da Universidade Católica de Goiás e está localizado no campo II. O memorial é um museu que retrata da origem do Planeta Terra à chegada dos Portugueses ao Brasil. Esse complexo divulga uma série de conhecimentos sobre o cerrado e, assim, permitindo que os alunos entendam mais do assunto e passem a planejar suas ações e seu modo de vida levando em consideração a necessidade de preservar o bioma bem como buscar alternativas de desenvolvimento sustentável e educação ambiental nas comunidades que vivem no cerrado e nas escolas de ensino fundamental, médio e superior.
            
Compreender o Bioma do Cerrado é de extrema importância para os acadêmicos de Pedagogia, pois significando uma atividade prática, estimulando o pedagogo para ser um professor pesquisador, criando condições para seus alunos serem agentes ativos e participativos no processo da aprendizagem. 

Objetivos do trabalho de pesquisa de campo:
- Geral; Proporcionar aos alunos o conhecimento geográfico e histórico por meio de representações sócio-econômico-ambientais e culturais do Cerrado, motivando-os para a pesquisa e educação no ensino fundamental, médio e superior.
- Específicos; Analisar o processo de formação do bioma cerrado, sua biodiversidade, a ocupação e organização sócio-econômica das sociedades primitivas e contemporâneas. Compreender o papel do pedagogo e sua prática educacional na disciplina de Fundamentos teóricos e práticos de geografia e história no primeiro e segundo ciclos do ensino fundamental e Pesquisa e Prática Pedagógica. Preparar os acadêmicos a elaborar um projeto de atividades fora da sala de aula para crianças do ensino fundamental aliando teoria e prática. Aliar o contexto de situações de aprendizagem sócio cultural e lúdica a propostas dos eixos temáticos e blocos de conteúdos da disciplina de Língua Portuguesa e outros componentes curriculares dos anos inicias do ensino fundamental. Compreender a organização do espaço geográfico do cerrado e suas transformações causadas pelas atividades técnicas humanas no processo de ocupação. Verificar e compreender um cerrado sustentável e integrar o ideal da ecopedagogia e a formação de um sujeito ecológico enquanto agente consciente da importância da preservação do Bioma Cerrado.

FOTOS DO PROJETO 2010/2011


Texto e imagens cedidas pelo Professor Dr. Benjamin de Lacerda Júnior:
Pesquisa e Prática de Formação pedagógica com ênfase em educação ambiental, educação inclusiva ( diversidade sócio cultural, educação indígena, assentamento rurais). Elaboração e coordenação de projetos de pesquisa e extensão (Educação, cultura e meio ambiente).

Nenhum comentário:

Postar um comentário