Sobre a proposta do Blog Projeto PAPIC

O que é o PAPIC?
É um projeto de iniciativa docente visando apoiar a continuidade e/ou resgate dos projetos desenvolvidos no âmbito acadêmico para o PIC – Programa de Iniciação Científica.

Como surgiu o PAPIC ?
A partir da identificação de talentos discentes para o PIC – Programa de Iniciação Científica nos cursos de Administração (nas disciplinas de Publicidade e Propaganda, Administração de Recursos Humanos e Marketing) e curso de Sistemas de Informação (nas disciplinas de Empreendedorismo, TGA – Teoria Geral de Administração) ministradas durante o ano de 2011 em IES.

Objetivo:

Identificar e promover o amadurecimento de projetos com potencial para a iniciação científica nos Cursos de Graduação em Instituição de Ensino Superior.

sexta-feira, 23 de outubro de 2015


PROJETO DE INTRODUÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA FILOSOFIA DO EMPREENDEDORISMO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR



Autores: Edeuzane de Fátima Pereira da Silva Steinmetz
                     Ernesto Henrique Radis Steinmetz e  
                     Michel Bidjang



INTRODUÇÃO

Nós terminamos recentemente uma pesquisa sobre um tema extremamente importante que afeta setores principalmente econômico e social do mundo inteiro baseado nessa pesquisa desenvolvemos o 1º dos 5 volumes da nossa Obra sobre Empreendedorismo.

Percebendo a importância do Empreendedorismo no cenário de globalização e não menos importante no meio acadêmico, mas tão pouco introduzido na metodologia de ensino superior. Com base nesses dados, desenvolvemos um instrumento que chamamos de: PROJETO DE INTRODUÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA FILOSOFIA DO EMPREENDEDORISMO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR.

O projeto é dividido em cinco etapas:

1-                  Publicação do primeiro volume do livro. E de artigos que abordam a importância do Empreendedorismo em todas as esferas do ciclo de vida de produto, serviço e sucesso profissional e pessoal. (Aguardando data para Publicar na Fortium).
2-                  Apresentação de palestras sobre o tema Empreendedorismo como novo desafio da metodologia dos institutos de ensino superior.
3-                   Preparação de vídeos e outros recursos tecnológicos voltados para utilização como ferramenta que irá facilitar o trabalho na prática de sala de aula.  (Estamos desenvolvendo).
4-                  Introdução e implementação da disciplina, de Empreendedorismo, nas emendas dos cursos de graduação inicialmente na Fortium e posteriormente no maior número de Instituições de ensino, possíveis. 
5-                  Publicação do segundo volume do livre. (Em processo de desenvolvimento).
  



SOBRE O ÍTEM 4


Existindo a possibilidade de as instituições de ensino mudarem a visão sobre o assunto e fazendo a Integração do Empreendedorismo em TODOS os cursos de graduação expandindo para 2 semestres ao invés de um ou nenhum, elaboramos a seguinte proposta.



PROBLEMA

Como orientadores de TCC, Coordenador e mesmo como professores envolvidos no processo de ensino de qualidade da instituição Fortium, percebemos uma deficiência de CRIATIVIDADE nos alunos. E isso é um grande PROBLEMA porque desse modo os alunos não desenvolvem DIFERENCIAL, e saem da faculdade despreparada para enfrentar a realidade do mercado. É comum o aluno acreditar que terminar o curso superior ele terá emprego garantido ou se abrir um negócio a chance de dar certo é muito grande, o que de fato não é real. Já que as pesquisas GEM  que a partir de interação com outras organizações desenvolvem estudos e pesquisas afeitos à temática do empreendedorismo, a nível de competitividade global e aponta que a atualidade e a tendência é que quanto mais se desenvolver o Empreendedorismo no país maiores benefícios a sociedade terá, menores taxas de desemprego, maiores riquezas e conseqüentemente uma sociedade mais igualitária.

Analisando o cenário acadêmico e o papel da escola na formação desse profissional para o mercado, podemos ver uma realidade muito distante do que está pautado/determinado na  LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação).

Os alunos saem da faculdade formados, mas não ocupam posição de DESTAQUE no mercado, e as vezes mau conseguem passar pela fase inicial de seleção ao competir uma vaga.  Esse resultado compromete a Instituição de ensino que por sua vez tem culpa nessa deficiência metodológica porque conforme observamos na legislação de ensino (LDB), as instituições devem preparar o aluno para a realidade atual e tendências do mercado.  Na prática, esse disciplina – EMPREENDEDORISMO - não é prioridade na grade curricular do aluno. O que dificulta que ele saia da faculdade tendo conhecimento voltado para seu desenvolvimento pessoal especificamente falando, voltado para os desafios existentes e exigidos na competitividade que enfrentamos cada dia mais, que é um profissional capaz de pensar e criar. Um profissional que gera riqueza e ao despesa em uma empresa sendo empreendedor.

Diante desse grande problema detectado propomos uma solução e oferecemos material didático elaborados por nós mesmos e grandes empreendedores de sucesso que se pode utilizar no Grupo Educacional Fortium, primeiramente, e depois expandiremos para todas as instituições de ensino superior.


SOLUÇÃO


A solução é uma proposta de mudança imediata na metodologia de ensino e na ementa do curso que irá refletir na integração social.  E acreditamos que a Instituição de Ensino Superior tem esse papel de formar profissionais preparados para serem diferentes no mercado. Capazes de enfrentar a competitividade.

Nossa proposta é formar empreendedores.  Para implantar essa idéia de criatividade na cabeça do aluno propomos que seja utilizado uma metodologia de ensino inovador com variedade possível de se aplicar utilizando PALESTRAS, VÍDEOS, LIVROS ATUALIZADOS SOBRE O ASSUNTO, ENTREVISTAS COM EMPREENDEDORES DE SUCESSO.
E nós, Michel, Ernesto e Zane, temos elaborado esse material que atenda essa necessidade e a carência dessas ferramentas disponíveis.

Estamos desenvolvendo esse material acima, voltado exclusivamente para o meio acadêmico, com o objetivo de sua expansão para todas as redes de ensino do nosso país.


EMPREENDEDORISMO NOS SEMESTRES INICIAIS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

Em nossa visão as instituições de ensino devem formar Empreendedores e esse assunto deve ser discutido no início do curso onde o aluno está aberto a aprender de fato e aplicar sua aprendizagem na prática. Com isso o aluno terá oportunidade de entender e aplicar o empreendedorismo no trabalho ou desenvolver um negócio.

Concluímos que essa disciplina que fala sobre o assunto extremamente importante para essa geração de mudanças contínuas que movimenta economia mundial, deve ser tratado em momento onde o foco não passa a ser o  TCC e/ou simplesmente  NOTA para conclusão do curso.


EMPREENDEDORISMO EM 2 SEMESTRES E EM TODOS OS CURSOS

A proposta é introduzir mais uma disciplina falando sobre Empreendedorismo e que esse assunto esteja Ementa de todos os cursos da faculdade.

Onde o empreendedorismo seria ministrado em duas etapas:

A) Empreendedorismo 1 – Seria uma introdução, análise de cenário econômico, político e social e cultural envolvendo essa filosofia que hoje é a definição do sucesso ou fracasso de todos os negócios.
B)Empreendedorismo 2 – Plano de negócio como base para um trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

A faculdade sendo um instrumento de conhecimento através do qual o aluno busca a sua integração na sociedade intelectual, se deve o dever de propiciar a esses alunos deste a inicio da sua aprendizagem, a filosofia do empreendedorismo, que hoje alem de ser a força que move o desenvolvimento, econômico, tecnológico e sócio cultural, é uma disciplina que pode de forma radicalmente positiva mudar o perfil, a visão e o pensamento de nosso formando.

CONCLUSÃO


A Instituição tem o papel de trazer para o aluno iniciante uma visão empreendedora e assim a ideia de Empreendedorismo ficaria gravado no pensamento do aluno que em sua vez em todos os seus trabalhos acadêmicos tentará trazer cada vez mais uma visão nova, ou, um trabalho novo, uma criatividade. E  a ideia é desenvolver no aluno a capacidade crítica de construção de conhecimento e inovação e não apenas reprodução ou colação (CTRL/C  e CTRL/C)


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