PROJETO DE INTRODUÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA FILOSOFIA DO
EMPREENDEDORISMO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Autores: Edeuzane de Fátima Pereira da Silva Steinmetz
Ernesto Henrique Radis
Steinmetz e
Michel Bidjang
INTRODUÇÃO
Nós terminamos recentemente
uma pesquisa sobre um tema extremamente importante que afeta setores principalmente
econômico e social do mundo inteiro baseado nessa pesquisa desenvolvemos o 1º
dos 5 volumes da nossa Obra sobre Empreendedorismo.
Percebendo a importância
do Empreendedorismo no cenário de globalização e não menos importante no meio
acadêmico, mas tão pouco introduzido na metodologia de ensino superior. Com
base nesses dados, desenvolvemos um instrumento que chamamos de: PROJETO
DE INTRODUÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA FILOSOFIA DO EMPREENDEDORISMO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR.
O projeto é dividido em cinco etapas:
1-
Publicação
do primeiro volume do livro. E de artigos que abordam a importância do
Empreendedorismo em todas as esferas do ciclo de vida de produto, serviço e
sucesso profissional e pessoal. (Aguardando
data para Publicar na Fortium).
2-
Apresentação
de palestras sobre o tema Empreendedorismo como novo desafio da metodologia
dos institutos de ensino superior.
3-
Preparação de vídeos e outros recursos
tecnológicos voltados para utilização como ferramenta que irá facilitar o
trabalho na prática de sala de aula. (Estamos desenvolvendo).
4-
Introdução
e implementação da disciplina, de Empreendedorismo, nas emendas dos cursos de
graduação inicialmente na Fortium e posteriormente no maior número de
Instituições de ensino, possíveis.
5-
Publicação
do segundo volume do livre. (Em
processo de desenvolvimento).
SOBRE O ÍTEM 4
Existindo a possibilidade
de as instituições de ensino mudarem a visão sobre o assunto e fazendo a Integração
do Empreendedorismo em TODOS os cursos de graduação expandindo para 2
semestres ao invés de um ou nenhum, elaboramos a seguinte proposta.
PROBLEMA
Como orientadores de TCC,
Coordenador e mesmo como professores envolvidos no processo de ensino de
qualidade da instituição Fortium, percebemos uma deficiência de CRIATIVIDADE
nos alunos. E isso é um grande PROBLEMA porque desse modo os alunos não
desenvolvem DIFERENCIAL, e saem da faculdade despreparada para enfrentar a
realidade do mercado. É comum o aluno acreditar que terminar o curso superior
ele terá emprego garantido ou se abrir um negócio a chance de dar certo é muito
grande, o que de fato não é real. Já que as pesquisas GEM que a partir de interação com outras organizações desenvolvem estudos e pesquisas afeitos à temática
do empreendedorismo, a nível de competitividade global e aponta que a
atualidade e a tendência é que quanto mais se desenvolver o Empreendedorismo no
país maiores benefícios a sociedade terá, menores
taxas de desemprego, maiores riquezas e conseqüentemente uma sociedade
mais igualitária.
Analisando o cenário
acadêmico e o papel da escola na formação desse profissional para o mercado,
podemos ver uma realidade muito distante do que está pautado/determinado na LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação).
Os alunos saem da
faculdade formados, mas não ocupam posição de DESTAQUE no mercado, e as vezes
mau conseguem passar pela fase inicial de seleção ao competir uma vaga. Esse resultado compromete a Instituição de
ensino que por sua vez tem culpa nessa deficiência metodológica porque conforme
observamos na legislação de ensino (LDB), as instituições devem preparar o
aluno para a realidade atual e tendências do mercado. Na prática, esse disciplina – EMPREENDEDORISMO
- não é prioridade na grade
curricular do aluno. O que dificulta que ele saia da faculdade tendo
conhecimento voltado para seu desenvolvimento pessoal especificamente falando,
voltado para os desafios existentes e exigidos na competitividade que
enfrentamos cada dia mais, que é um profissional capaz de pensar e criar. Um
profissional que gera riqueza e ao despesa em uma empresa sendo empreendedor.
Diante desse grande problema detectado propomos uma solução
e oferecemos material didático elaborados por nós mesmos e grandes
empreendedores de sucesso que se pode utilizar no Grupo Educacional Fortium, primeiramente,
e depois expandiremos para todas as instituições de ensino superior.
SOLUÇÃO
A solução é uma
proposta de mudança imediata na metodologia de ensino e na ementa do curso que
irá refletir na integração social. E acreditamos que a Instituição de Ensino
Superior tem esse papel de formar profissionais preparados para serem
diferentes no mercado. Capazes de enfrentar a competitividade.
Nossa proposta é
formar empreendedores.
Para
implantar essa idéia de criatividade na cabeça do aluno propomos que seja
utilizado uma metodologia de ensino inovador com variedade possível de se
aplicar utilizando PALESTRAS, VÍDEOS, LIVROS ATUALIZADOS SOBRE O ASSUNTO,
ENTREVISTAS COM EMPREENDEDORES DE SUCESSO.
E nós, Michel, Ernesto e
Zane, temos elaborado esse material que atenda essa necessidade e a carência
dessas ferramentas disponíveis.
Estamos desenvolvendo
esse material acima, voltado exclusivamente para o meio acadêmico, com o
objetivo de sua expansão para todas as redes de ensino do nosso país.
EMPREENDEDORISMO NOS SEMESTRES INICIAIS DOS
CURSOS DE GRADUAÇÃO
Em nossa visão as
instituições de ensino devem formar Empreendedores e esse assunto deve ser
discutido no início do curso onde o aluno está aberto a aprender de fato e
aplicar sua aprendizagem na prática. Com isso o aluno terá oportunidade de
entender e aplicar o empreendedorismo no trabalho ou desenvolver um negócio.
Concluímos que essa
disciplina que fala sobre o assunto extremamente importante para essa geração
de mudanças contínuas que movimenta economia mundial, deve ser tratado em
momento onde o foco não passa a ser o
TCC e/ou simplesmente NOTA para
conclusão do curso.
EMPREENDEDORISMO EM 2 SEMESTRES E EM TODOS OS
CURSOS
A proposta é introduzir
mais uma disciplina falando sobre Empreendedorismo e que esse assunto esteja
Ementa de todos os cursos da faculdade.
Onde o empreendedorismo
seria ministrado em duas etapas:
A) Empreendedorismo 1 –
Seria uma introdução, análise de cenário econômico, político e social e
cultural envolvendo essa filosofia que hoje é a definição do sucesso ou
fracasso de todos os negócios.
B)Empreendedorismo 2 – Plano de negócio como base para um
trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
A faculdade sendo um instrumento de conhecimento através do qual
o aluno busca a sua integração na sociedade intelectual, se deve o dever de
propiciar a esses alunos deste a inicio da sua aprendizagem, a filosofia do
empreendedorismo, que hoje alem de ser a força que move o desenvolvimento,
econômico, tecnológico e sócio cultural, é uma disciplina que pode de forma
radicalmente positiva mudar o perfil, a visão e o pensamento de nosso formando.
CONCLUSÃO
A Instituição tem o papel
de trazer para o aluno iniciante uma visão empreendedora e assim a ideia de Empreendedorismo ficaria gravado no pensamento do aluno que em sua vez em todos
os seus trabalhos acadêmicos tentará trazer cada vez mais uma visão nova, ou,
um trabalho novo, uma criatividade. E a ideia é desenvolver no aluno a capacidade crítica de construção de conhecimento
e inovação e não apenas reprodução ou colação (CTRL/C e CTRL/C)
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